A metodologia M.A.R. leva em conta e se sustenta em três pilares principais:
1.
Movimento: É a primeira e principal linguagem da criança nos primeiros 7 anos. Conhecer mais sobre este “idioma”, sobre o brincar, muda tudo. Saber as particularidades e as necessidades de cada etapa é essencial para o desenvolvimento pleno da criança pequena.
2.
Autonomia: Entender e fomentar a autonomia passa por outros dois pilares bem estabelecidos. Envolve gradualidade e observação, além de uma nova compreensão do que este termo realmente significa.
3.
Relação: É a partir do vínculo seguro e de interações de qualidade que o bebê/criança se descobre como um ser capaz de se relacionar com ele mesmo e com o mundo. Este pilar é a base de tudo.
Inspirada e fundamentada na abordagem Pikleriana, teoria desenvolvida pela consagrada pediatra e educadora Emmi Pikler e na pedagogia Waldorf, baseada na Antroposofia do filósofo Rudolf Steiner, a metodologia M.A.R. utiliza os principais elementos dessas duas vertentes e a eles incorpora uma visão contemporânea que destaca e valoriza ao extremo o papel do adulto na primeira infância.